Olhos antigos

As coisas mudam as coisas realmente mudam, e mudam as pessoas junto com elas. Mudou a perspectiva com que meus olhos percebiam os rostos, coloquei uns óculos e os detalhes ficaram bem nítidos. As circunstâncias me obrigaram  a "abrir" mais os olhos, "apurar" minha visão, vi todas as rachaduras da parede, a precariedade dos moveis, a necessidade incontestável de reformas, de ajustes e de jogar fora. Tanto espaço usado de forma inútil, tanta coisa inútil ocupando espaço precioso.

Mas retrocedendo, é mesmo inútil? Inútil não é uma palavra invariável, na verdade ela varia muito e em muitos casos é aplicada errada porque precisa de complemento, eu preciso perguntar: É inútil pra quem? Será que é inútil pra mim mesma ou para os outros? A necessidade de mudança é minha mesmo ou é o incomodo que venho causando nos outros que me incomoda? Perder-me na linha tênue entre o que é realmente meu e o que me foi imposto ou forçado repetitivamente goela a baixo é muito fácil.

Sendo sincera, sinto falta da obscuridade dos meus olhos antigos, sinto falta de não ver com clareza e nessa de não ver poder inventar o que eu quiser, sinto falta da ingenuidade de acreditar no que meus olhos veem, de ver beleza nos lugares mais insípidos e improváveis, sinto saudade dos meus passos descuidados, saudade de não antever o perigo, de ir olhar o barulho no meio da madrugada ao invés de fugir e me preparar para invasão. Poderia ser uma borboleta tentando abrir espaço pra sair do casulo e voar. Vai que é alguém perdido tentando se encontrar?

Nesses dias em que o sol não vem, eu tiro os óculos e volto a ver da minha forma infantil, volto a acreditar por um minuto ou dois, por uma hora, saio pelas ruas e escrevo versos fora de rima e sem beleza métrica, beijo a perfeição que o imperfeito tem, daquilo que a mim não faz necessidade ou sentido algum, mas ainda assim, me é caro, me é raro, justamente por isso, por não precisar, eu preciso.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Carta ao meu eu de 30 anos

Eu que não falo de amor

Um brinde para nunca crescer!